O Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo do Estado de São Paulo (SIORG) completou, em 5 de agosto, seu primeiro ano consolidando-se como pilar no fortalecimento dos órgãos centrais de gestão. São Paulo protagoniza, assim, um marco estrutural na capacidade de planejar, coordenar e modernizar a máquina administrativa, com técnica, visão estratégica e foco em resultados.
Sob a coordenação da Subsecretaria de Gestão, o SIORG lidera uma profunda reforma administrativa, reorganizando estruturas de 39 Secretarias e Autarquias e das 3 Agências Reguladoras estaduais. Em apenas 12 meses, os resultados comprovam a dimensão da transformação:
- 11.094 cargos extintos, reduzindo sobreposições e custos permanentes;
- 4.064 funções pró-labore eliminadas, otimizando estruturas;
- 72% das Secretarias e Autarquias reestruturadas (28 de 39);
- 100% das Agências Reguladoras modernizadas (3 de 3), com coerência organizacional e alinhamento estratégico.
Essas conquistas só foram possíveis graças ao empenho e à competência das equipes setoriais do SIORG, que, em parceria com a instância central, redesenharam estruturas, revisaram funções e implementaram soluções com impacto real. Nesses termos, consignam-se, aqui, os agradecimentos pelo compromisso com o interesse público.
Com o SIORG, o Estado de São Paulo está se reorganizando em liames modernos, eficientes e orientados para resultados, com foco na racionalização de estruturas, na otimização de processos e na entrega de serviços públicos de qualidade. O sistema promove eficiência, eficácia e efetividade do gasto público, garantindo que os recursos sejam aplicados de forma inteligente e transparente. Mais a mais, a revisão estrutural prepara o Estado para o futuro, em ótica disruptiva.
A estrutura organizacional está sendo simplificada, com redução de níveis hierárquicos, dilatação da amplitude de comando e clareza nas atribuições — eliminando duplicidades e fragmentações. A padronização e a transparência na organização das unidades administrativas, cargos em comissão e funções de confiança tornam a máquina pública mais compreensível, coerente e fácil de gerir.
Além disso, a Administração Pública paulista avança na modernização e digitalização, com processos simplificados, serviços compartilhados e plataformas digitais que reduzem custos, melhoram o acesso do cidadão e estimulam a desburocratização.
As diretrizes do SIORG são, assim, fundamentais para um Estado de São Paulo enxuto, estratégico, racional e digital, alinhado às demandas de um governo eficiente e contemporâneo — e representam o rompimento definitivo com um passado de estruturas frágeis e órgãos centrais enfraquecidos.
É com a convicção do avanço e a plena consciência dos desafios que se renovam que celebramos esta data. Trazemos a satisfação pelos resultados já alcançados e a firme determinação de seguir transformando, com coragem e propósito, a Administração Pública em direção a um futuro mais moderno, eficiente e alinhado às demandas da sociedade paulista.